Associe-se
A preservação e promoção da memória das lutas políticas no país deve ser uma responsabilidade coletiva e compartilhada. A Rede Brasileira de Lugares de Memória (REBRALUM) – inspirada em redes já existentes no Chile, Argentina e Colômbia – permite um ambiente coletivo de consulta, incidência política, assessoria e intercâmbio, com o objetivo primordial de preservar e promover as memórias das violações contra os Direitos Humanos praticados no Brasil.
Ações necessárias
Preencher o formulário disponível no site;
Aguardar a deliberação da candidatura na próxima Assembléia da Rede;
O resultado será comunicado pelo email disponibilizado no formulário.
Contribuição dos Membros
A contribuição poderá se dar financeiramente ou por meio de trabalho a ser desenvolvido para a Rede. É exigida a participação ativa dos membros nas atividades e reuniões da Rede.
Critérios de Seleção e Eligibilidade
Serão membros desta Rede organizações públicas e da sociedade civil que ativem lugares de memória e/ou trabalhem para a recuperação e construção de espaços considerados históricos pela sociedade. Tais membros devem ter como objetivo a construção das memórias coletivas sobre as violações dos Direitos Humanos e as resistências, ocorridas no país ligadas às lutas por Memória, Verdade, Justiça e Reparação e que persistem no presente. Serão membros da Rede museus, projetos de memória e memoriais consolidados e em formação, desde que tenham um trabalho prévio e a potencialidade de desenvolverem-se na troca de experiências com os demais membros.
Procedimentos de Associação
A adesão à rede ocorre mediante o preenchimento do formulário disponível e sua submissão à Secretaria Executiva da Rebralum, com a indicação do interesse em compor a associação na qualidade de associado. Recebida a solicitação, a Secretaria Executiva a encaminhará à primeira Assembleia Geral subsequente, que deliberará sobre a integração à rede e, quando for o caso, ao quadro de associados.